segunda-feira, 14 de novembro de 2016

Vamos pensar na mobilidade ?


Oi oi pessoal , hoje voltando pra casa dentro de um ônibus bem lotado no meio de um engarrafamento que parecia não acabar nunca e isso me fez pensar, porque não temos transporte público de qualidade ? Ou muitas medidas para melhorar isso ?


Aqui em Salvador por muito tempo só tínhamos poucas maneiras "sadias" de se locomover ou de ônibus ou de carro/moto ou se arriscava pra andar de bicicleta em vias que não possuía ciclovia e motorista que não tem respeito . Com o tempo a cidade foi crescendo, e a falta de transporte alternativo estava levando ao caos no trânsito onde para se ir a algum lugar ter que sair 2 horas antes.
O metrô daqui demorou muito mais de 10 anos pra ficar pronto e quando foi inaugurado foi de um ponto pequeno a outro não fez tanta diferença na vida das pessoas .

As grandes cidades já estão saturadas de tanto carro na rua e as pessoas de sofrerem por pagar tão caro em um transporte e se sentirem coisas entulhadas em uma caixa. Um caro ocupa muita lugar nas vias e a maioria das vezes leva apenas uma pessoa. Investimento em metrô por exemplo é ótimo pois leva muitas pessoas e geralmente é subterrâneo .

Tem um tempo que eu tava observando a ciclovia que construíram, tem umas que são na frente de pontos de ônibus colocando a vida do ciclista em risco quando vier um ônibus pra estacionar, além de que os ônibus tem que parar no meio da rua colocando em risco agora a vida dos pedestres também.

Algumas cidades como São Paulo pensando na mobilidade urbana  - que já possui metrô, ciclovia..- implantou o rodizio de placas pra evitar uma quantidade demasiada nas ruas, em salvador tem uma via na orla para pessoas que dão caronas o chamado carona solidária.

As cidades cresceram e de forma extraordinária e agora ( já passou do tempo na verdade) temos que começar a pensar na mobilidade urbana, com implantação de mais ciclovias, mais vantagens para a carona solidária, mais faixas exclusivas para ônibus, mais linhas de metrô.

Nenhum comentário:

Postar um comentário