quinta-feira, 29 de setembro de 2016

O SUS



Olá pessoal! Esse mês o Sus fez 26 anos e isso me fez pensar, vocês sabem o que é o sus ou como foi criado ? 


Antes da criação do Sus - sistema único de saúde- só tinha acesso a saúde quem trabalhava de carteira assinada ou quem podia pagar os hospitais particulares, após reformas sanitárias, mas principalmente a luta popular a saúde passou a ser um dever do Estado e direito de todos os cidadãos brasileiros.

O sus foi criado no ano de 1990, onde tem por princípios equidade, universalidade e a integralidade 

A universalidade : Todos os cidadãos tem direito a saúde sem discriminação aos serviços oferecidos.

A integralidade :   Visa garantir a promoção, a proteção, a cura e a reabilitação dos indivíduos e os coletivos.

A equidade :  prioridade na oferta de ações e serviços aos segmentos populacionais que enfrentam maiores riscos de adoecer e morrer em decorrência da desigualdade e da distribuição de renda, bens e serviços.

Já suas diretrizes são Descentralização,hierarquização ,participação Comunitária, com isso o sistema único de saúde quer garantir que comunidade seja participativa e ajude a melhorar, além de permitir uma maior autonomia as regiões e ordena o sistema em diversos níveis pra poder estabelecer um fluxo entre os serviços.



No Brasil, a partir da criação do Sus todos passaram a ter direito a saúde o que difere de muitos países. Ele é um programa onde faz vários tratamentos de alta complexidade,tem banco de sangue , executa transplantes, grande programa de vacinas além de incentivar na produção científica entre outros programas .

Infelizmente o sistema tem alguns desafios como de financiamento, como depender do setor privado para alguns procedimentos, problemas de mão de obra e questões políticas aquele velho jogo político..

Enfim o Sus é um programa que eu considero revolucionário, infelizmente tem uns problemas,porém também cabe a comunidade ir em busca de melhorias !


Nenhum comentário:

Postar um comentário