segunda-feira, 5 de setembro de 2016

O Preconceito



Dizer o início exato do preconceito é complicado. Porém, quando Morton lançou a teoria dos crânios  determinando a superioridade de uma raça sobre outra e colocando os etíopes ,que possuem  uma cor de pele mais escuro, como inferiores o racismo ficou bastante escancarado .

Por muito tempo se acreditou nessa teoria e os negros sofreram e sofrem até hoje. Foram dominados por uma "raça" que se achava superior , dizimados , proibidos que praticar sua cultura várias vezes, além de ser tratados como animais .

No Brasil, os africanos eram trazidos em navios sem uma mínima condição de higiene e tratados sem respeito, ao chegarem eram jogados e vivam amontoados e eram obrigados a trabalhar mais horas que um corpo consegue suportar, sem contar em todos os maus tratos no qual eram submetidos.

Apesar da  teoria de superioridade ter sido desmistificada, o preconceito se enraizou em muitas pessoas e foi perpetuado por várias gerações  e hoje em dia mesmo sendo uma sociedade evoluída cientificamente e que já foi comprovado que todos são iguais e as diferenças são apenas questões biológicas. 

Em um país como o Brasil, onde é considerado o segundo lugar mais negro depois da África, o preconceito ainda é vigente e pode ser observado no esporte por exemplo quando a atleta Rafaela Silva foi chamada de macaca em plana partida .

Portanto, a sociedade ainda permanece racista com conceitos ultrapassados de superioridade de uns sobre outros por causa de algumas características distintas .


Nenhum comentário:

Postar um comentário